Psicanalista brasileiro no exterior


Psicanalista Brasileiro

Felipe Massaro

Atendimento para expats
crp 01|20966


As situações e os motivos que levam alguém a buscar um psicanalista brasileiro são sempre distintos. Quem procura uma análise na sua língua materna, no entanto, sente que há algo pulsando em sua vida. Alguma coisa da qual é preciso falar sem as barreias e dificuldades que a vida fora do país muitas vezes impõe, mesmo aos expatriados de longa data.

O psicanalista também está fora: não figura ao lado do conselheiro, do padre, do amigo ou do médico, mas na posição de quem escuta o que o sujeito do inconsciente tem a dizer, permitindo ao analisante escutar, desde um outro lugar de si mesmo, também o que diz – a sua própria história.

Afinal, em uma análise, trata-se do analisando escutar-se desde o seu exterior íntimo, a partir da sua própria exterioridade. Desde onde é possível reinventar uma maneira de viver o seu desejo e o seu sofrimento, dentro dos limites que são dados, pelo corpo e pelo tempo, a todos nós. Independente de onde estamos.


Telefone + 55 (61) 9 8363 - 1591

E-mail


Atendimento on-line via Zoom.

Psicanalista Brasil Online

Psicanalista, doutor em Letras. Formado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduado em Psicopatologia Clínica pela Universidade de Barcelona (UB). Estudou Dramaturgia na Universidade da Califórnia (UCLA) e obteve seu doutorado pela Escola de Humanidades da PUCRS, com tese na área da Escrita Criativa sobre processos de criação, adoecimento psíquico e psicanálise.

Além da experiência clínica, foi consultor técnico da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e trabalhou no atendimento a imigrantes em Oslo, na Noruega. Foi também bolsista de Criação Literária da Fundação Biblioteca Nacional (FBN).

Faz parte do corpo de formação do Instituto da Psicanálise Lacaniana (IPLA), vinculado à Associação Mundial de Psicanálise (AMP).

Início do tratamento

A primeira sessão é o momento para se falar sobre os motivos que o levaram a buscar do atendimento. É também quando se pode conhecer o modo de trabalho do analista e esclarecer dúvidas a respeito do processo analítico.

Nessa conversa inicial, são acordados o valor das demais consultas e outras questões de ordem prática.

Pessoas em situação de grave vulnerabilidade social e/ou econômica podem contar com atendimento emergencial em caráter solidário.

No ponto em que a linguagem se detém,
o que continua falando é o nosso comportamento.


– Françoise Dolto